fbpx
Mobilidade elétrica em tamanho XL

Os ônibus elétricos reduzem significativamente as emissões nas cidades do interior, aumentando a qualidade de vida. Com seu eixo portal elétrico AxTrax AVE, a ZF está contribuindo muito para a proteção ambiental.

O tráfego urbano em todo o mundo está crescendo, levando ao aumento das emissões nas cidades. Os provedores de transporte público estão reagindo a isso – e à pressão dos legisladores – comprando mais e mais ônibus urbanos com acionamentos elétricos localmente isentos de emissões.

Com o AxTrax AVE (antigo AVE 130), a ZF fornece um eixo de portal elétrico para ônibus em produção em série desde 2017. As principais características do eixo de tração excepcionalmente leve (1.220 kg) são os dois motores elétricos integrados nas cabeças das rodas. Cada um deles tem uma potência de 125 kW (170 HP). Além disso, o eixo do portal elétrico é adequado para uma ampla gama de conceitos de fornecimento de energia: baterias, células de combustível, supercapacitores ou linhas de contato aéreas. Em ônibus articulados, é possível instalar dois AVEs AxTRAX, na parte traseira e no centro. Isso significa que os veículos podem gerenciar facilmente as rotas urbanas com gradientes íngremes para cima.

Hoje, vários fabricantes de ônibus em todo o mundo usam o AVE AxTrax, e a tendência é de alta. Por exemplo, a Daimler escolheu o eixo de portal elétrico de alta potência da ZF para o seu Mercedes-Benz eCitaro. Os primeiros eCitaros já estão na estrada em Hamburgo.