ZF está projetando uma sala de estar móvel

Mudanças radicais na indústria automotiva não param no design do interior do automóvel. “Visto de longe, os interiores atuais dos veículos têm um design muito padronizado. Devido às novas funções de assistência, os automóveis estão passando por mudanças radicais quando se trata de projetar interiores de veículos pela primeira vez em muito tempo ”, diz Stefan Knöß, gerente de projetos de Segurança Integrada da ZF, ao descrever a situação atual da Autogazette.

Engenheiros de desenvolvimento da ZF, um fornecedor automotivo líder no Lake Constance, foram inundados com novos projetos de desenvolvimento, devido particularmente ao objetivo de promover o conceito de direção automatizada. Até agora, diz Knöß, os requisitos de design do cockpit se concentraram no papel do motorista. “Hoje, principalmente devido aos novos sistemas de assistência, estamos enfrentando um aumento contínuo na complexidade do veículo que está criando desafios intensos quando se trata de desenvolver futuros interiores de veículos”, descreve Knöß. Juntamente com a fornecedora de componentes Faurecia, especialistas criaram resultados iniciais para o interior do futuro, sob o nome “Conceito 2020”.

Knöß está falando sobre as primeiras grandes mudanças no interior do automóvel em décadas, e não apenas da parte dos engenheiros de desenvolvimento. “As funções automáticas permitirão que a responsabilidade pela condução seja parcialmente entregue ao veículo. Na condução autônoma, portanto, o motorista essencialmente se torna o passageiro ”.

Aqueles que agora sonham com um escritório móvel ou um cinema não estão longe da verdade, mas primeiro há outras tarefas na lista de tarefas para os desenvolvedores. “Você não pode ter condução automatizada sem levar em conta a segurança. Isso inclui funções de segurança de direção, operação segura e adaptação de sistemas de segurança passiva, como cintos de segurança e airbags ”, acrescenta Georges Halsdorf, vice-gerente do departamento de Segurança Integrada da ZF.

Interação entre sistemas ativos e passivos

Para Halsdorf, trata-se de interconectar, por um lado, os modernos sistemas de assistência e, por outro lado, fundir cada vez mais o Lane Keeping Assist e outros recursos com sistemas de segurança passivos, como cintos de segurança e airbags. Porque, afinal de contas, esses sistemas de salva-vidas testados e confiáveis ​​- já em uso há muitas décadas – devem ser adaptados às mudanças no interior do veículo: “Para que o banco do motorista possa ser deslocado ou girado, para citar um exemplo, Diz Halsdorf. Ele supõe que o cinto de segurança se tornará parte integrante do assento no futuro.

Mas mesmo a interconexão dos sistemas com o driver requer racionalização. No nível 4 dos cinco níveis de condução automatizada, em que o veículo ainda requer um volante e um pedal do acelerador, o interior do veículo deve indicar ao motorista se a responsabilidade de operar o veículo é do condutor ou do veículo ”, acrescenta Knöß. . Um engenheiro de desenvolvimento por profissão, ele prossegue dizendo que, sem soluções de segurança, não pode haver condução automatizada: “A segurança deve ser um fator importante a ser considerado no desenvolvimento de funções de acionamento de automóveis. Porque os recursos de segurança não podem ser desenvolvidos separadamente e depois adaptados posteriormente ”.

Humanos como a solução de fallback

Halsdorf designa seres humanos como a solução de retorno para o Nível 4, em que o veículo já é operado e controlado principalmente por funções de acionamento automatizadas. “Na condução totalmente automatizada, o próprio veículo deve garantir a funcionalidade completa do veículo. Isso ocorrerá gradualmente ”. Nesse ponto, se não antes, outro fator entra em cena. “Precisamos estimular a ideia entre os motoristas de que eles se tornarão os passageiros. Este não é um processo tecnológico, e sim psicológico ”, diz Knöß. Depois de fazer a transição, os motoristas poderão usar seu tempo de forma tão flexível quanto os passageiros. Para Knöß, essa não é uma situação incomum, já que todos os motoristas também costumavam ser passageiros e tinham experiência suficiente para saber que um carro pode passar de A para B sem que eles precisem fazer nada.

Projeto de cabine entre a sala de estar e a lei

No entanto, esse cenário provavelmente não acontecerá por algum tempo ainda. Atualmente, a tecnologia já atingiu o estágio de Nível 3 e Knöß espera que o Nível 4 inicialmente seja aplicado apenas em certas zonas. Mas a transição entre os níveis separados está acontecendo continuamente. Nenhum especialista pode dizer quando chegaremos a esse ponto. Além dos desejos das pessoas, que incluem, segundo Knöß, “visões de uma sala de estar móvel”, os desenvolvedores precisam lidar com exigências adicionais: “Os legisladores elaborarão a legislação de segurança necessária. É o trabalho da ZF conciliar essas perspectivas”.

Compartilhamento Inteligente de Direção Autônoma

As novas opções de mobilidade urbana são um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento […]

Mobilidade elétrica em tamanho XL

Os ônibus elétricos reduzem significativamente as emissões nas cidades do interior, aumentando a […]

WhatsApp